entretenimento, tecnologia e descontração

Cobertura da E3 2010 – Nintendo Keynote Press Conference

3D sem óculos (Chupa, Sony!), grandes franquias e uma nostalgia sem igual...

A conferência nipônica aconteceu terça-feira (15/06). Enquanto a Microsoft apresentou o Kinect e seus jogos destinados a um público casual, a Nintendo, que já havia feito o mesmo antes, em 2006, com o anúncio do Wii, não poderia ter vindo mais “bem armada” na tentativa de recuperar seus fãs mais saudosistas.

Reggie Fils-Aime, Presidente da Nintendo of America, abriu o “show” e logo desatou a falar sobre tendências de mercado e afins. Não demorou muito para o primeiro grande anúncio invadir o telão. O novo capítulo da Lenda da Princesa Zelda, The Legend of Zelda: Skyward Sword, é finalmente anunciado por seu próprio criador, Shigeru Miyamoto, que se teleportou do próprio telão para o palco. O game tem um visual menos sombrio do que eu esperava; o Wii Remote acompanhado do Wii Motion Plus corresponde à espada de Link e também é responsável pela troca de equipamento ou uso de itens, enquanto o Nunchuk fica responsável pelo escudo; uma novidade é um besouro que pode ser usado para pegar itens; ataques bem sucedidos dependem das direções em que a espada atinge os inimigos. Miyamoto tentou demonstrar todas as novidades, mas uma interferência durante a apresentação atrapalhou bastante. Uma infeliz novidade foi o adiamento do jogo, que só estará disponível no próximo ano.

Jogos esportivos é o novo tema do discurso de Reggie, e em meio a ele são anunciados Mario Sports Mix e Wii Party. O primeiro trata-se de mais um game de esportes do bigodudo, contando com as já conhecidas trapaças e os especiais clichês, porém, com quatro modalidades esportivas inéditas. O segundo segue os moldes de Mario Party e coloca os Miis no papel dos peões em um jogo de tabuleiro recheado com setenta minigames. Ambos parecem divertidos e têm lançamento previsto para 2011.

Seguindo os anúncios, Golden Sun DS, agora é Golden Sun: Dark Dawn e tem lançamento previsto para o fim desse ano. Continuando as confirmações, Reggie admite a existência do remake de GoldenEye: 007, exclusivo para Wii, com Daniel Craig, 16 modalidades de jogo, incluindo online e o conhecido split screen para até quatro jogadores, tem lançamento previsto também para o fim desse ano. Momento nostalgia: adorava jogar esse modo split screen para quatro jogadores com meus primos, bons tempos de Nintendo 64.

Reggie também é nostálgico e começa a falar sobre Mickey Mouse. Warre Spector, game designer de Deus EX, sobe ao palco e demonstra Epic Mickey, exclusivo para Wii. O game é uma mistura de plataforma com aventura e RPG, e traz um sistema de pincel usado para apagar e redesenhar o cenário. Durante a jogatina, houve a demonstração de uma fase baseada em “Steamboat Willie”, desenho clássico da década de 20 que você, com certeza, já viu algum dia.

E a nostalgia continua, minha gente! Sete anos se passaram desde que uma bola cor de rosa protagonizou um game de consoles de mesa (não portáteis) pela última vez, pois bem, Kirby está de volta em Kirby’s Epic Yarn. O jogo segue o gênero plataforma em um estilo visual parecido com Super Paper Mario, porém, os desenhos de papel dão lugar a um bordado de retalhos. É um pouco estranho e chega a parecer bem feminino, mas ao mesmo tempo parece bem divertido, resta esperar até o fim do ano.

Dragon Quest IX:Sentinels of the Starry Skies chega as telas dos DSs ocidentais em julho, enquanto a nova aventura de Samus, Metroid: Other M, que já tinha sido anunciada na E3 de 2009, chega ao Wii em agosto.

E olha a nostalgia aí de novo! Nostalgia de peso, literalmente. A Retro Studios está ocupada em um novo projeto, e não se trata de Metroid Prime, foi o que basicamente Reggie disse quando um novo trailer invadiu o telão. Um novo Donkey Kong, misto de plataforma e aventura, 2D e 3D, muito parecido com a série Country, de Super Nintendo… Não, espera, Donkey Kong Country Returns é a mais nova aventura do gorila para Wii. Eu avisei, uma baita nostalgia, passei horas e horas, gastei trocados e mais trocados, jogando, no Super Nintendo do meu irmão, os Donkey Kong Countrys da locadora da esquina. Para sorte das crianças felizes como eu, Donkey Kong volta a quebrar barris e comer bananas no fim do ano.

Nintendo 3DS, finalmente, ganha seu espaço no telão e Reggie desata a falar. Dissertando sobre os incômodos e custos que os óculos, que possibilitam a visualização 3D, causarão nos olhos e nos bolsos dos consumidores, principalmente se estes forem brasileiros (vide impostos), Reggi finaliza com “Óculos são um problema”, e eu concordo com ele, em uma clara referência a conferência da Sony, que aconteceu mais tarde no mesmo dia e que faria uso de óculos 3D em alguns momentos.

Saturo Iwata, Presidente da Nintendo, saca um Nintendo 3DS de um pedestal e o revela para nós, meros mortais. Duas telas, somente a superior é widescreen e 3D, enquanto apenas a inferior tem suporte ao toque; botão para ajustar o nível do efeito 3D; disco direcional analógico; sensores de movimento: acelerômetro e giroscópio; além de uma câmera interna, e duas externas, que possibilitam fotos em 3D; tudo isso sem a necessidade de óculos. O novo console portátil terá ainda suporte a filmes 3D. Disney, Warner Bros. e Dreamworks já são parceiras da Nintendo.

Alguns títulos para o console também foram anunciados e, por mais que eu presuma que você já esteja, eu sugiro que você se sente. Project Sora é, na verdade, Kid Icarus: Uprising, baseado em um game clássico de Super NES. Pit, o protagonista, é um dos personagens jogáveis de Super Smash Bros. Brawl, e ambos também possuem em comum o mesmo desenvolvedor, Masahiro Sakurai.

Iwata anuncia que: Miyamoto está trabalhando em uma versão 3D de Nintendogs, Nintendogs + cats, sim, a nova versão também terá gatos e ainda (o motivo da surpresa) 21 empresas já estão desenvolvendo games para a nova plataforma, entre os títulos estão: The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, Animal Crossing, Mario Kart, Paper Mario, PilotWings Resort, Star Fox 64 3D, Assassin’s Creed, Dead or Alive 3D, Dj Hero 3D, Kingdom Hearts, Professor Layton and the Mask of Miracle, The Sims 3, Super Street Fighter IV 3D Edition, Metal Gear Solid Snake Eater 3D: The Naked Sample e Resident Evil: Revelations.

O lançamento do portátil está programado para o fim do ano, mas não está garantido, e mudanças no design do console ainda poderam ser realizadas. Além disso, um vídeo promocional invade o telão: “Vejamos como isso funciona!”:

Reggie pergunta “Poderíamos fazer 3D agora mesmo?” e ele mesmo responde “Sim!”. De repente, centenas de modelos armadas com vários Nintendo 3DS invadem a conferência para que os presentes possam experimentar. Ao mesmo tempo vários televisores com Wii e o novo Zelda aparecem para que também possam ser experimentados. Esse foi o desfecho de uma conferência a altura de uma empresa como a Nintendo, com títulos, console e modelos também à altura, fatos que já não se viam em uma conferência nipônica há algum tempo.

Clique nas imagens dos games para visualizá-las em uma melhor resolução e nos links vermelhos para ter acesso aos vídeos da conferência!

[Obrigado, GameTrailers, IGN e Uol Jogos!]

-por David Gadelho

Uma resposta

  1. cara, eu queria ter ido na E3, deve ser mto maneiro ir lá!

    26/06/2010 às 15:37

Deixe um comentário