entretenimento, tecnologia e descontração

Cobertura da E3 2010 – Xbox 360 Keynote Press Conference

Sequências de grandes sucessos, Kinect e algumas pequenas surpresas...

Bom, galera cá está eu aqui de novo, agora fazendo a cobertura da conferência da Microsoft (Xbox 360) na E3 2010. Confesso nunca ter assistido a uma conferência da E3 antes, e tenho que falar que estou surpreendido. Cenário maravilhoso, demonstrações fantásticas. Se eles querem vender o seu produto com “isso”… Bem, eles conseguirão.

A conferência aconteceu na segunda-feira (14/06). Lá se falou muito dos principais lançamentos de jogos para o Xbox 360 que estão por vir, como, por exemplo, o novo Call of Duty, o novo jogo da série Metal Gear Solid, as continuações das sagas de Gears of War e Fable e a mais recente aventura de Halo. Sem contar a apresentação oficial do Project Natal, agora com o nome de Kinect, e ainda o mais novo modelo de Xbox 360.

Call of Duty: Black Ops

O novo Call of Duty está previsto para novembro desse ano e conta com grandes novidades. Esse game sempre me impressiona muito em termos de realidade, gráficos e riqueza de detalhes, com certeza, todo fã de jogos de tiro em primeira pessoa deve jogar.

Call of Duty: Black Ops aparentou ser o melhor jogo da série, afinal, possui muito mais detalhes que os outros, podendo mostrar com perfeição corpos e, até mesmo, ratos correndo em volta dos personagens; simula operações especiais, como vemos nos filmes, com inimigos que saem do último lugar que imaginaríamos e ainda possibilita que o jogador controle veículos como em um simulador.

Mas nem tudo é perfeito. Apesar de você controlar um helicóptero de guerra com super armas, você não tem nenhuma dificuldade para derrotar os seus inimigos com ele, pois, além das metralhadoras, o helicóptero ainda é dotado de mísseis, daqueles que perseguem o alvo, assim, se precisar matar um inimigo a altura, basta usar o míssel e fim dos seus problemas, você terá passagem livre pra continuar o seu “passeio”. Outro ponto fraco, que eu sempre critiquei e que ainda persiste, é o fato do cenário ser pouco destrutível. Não importa o quanto você atire nas caixas, elas continuaram inteiras, não importa quantos mísseis atinjam as construções, elas continuarão inteiras, fato que tira grande parte do realismo que o jogo possui.

Metal Gear Solid: Rising

Para todos aqueles que ficam horas e horas “se matando” de pensar para passar de uma única parte em Metal Gear, e ainda amam ver e usar aquelas armas “tri-loucas”, devo noticiar que seus sonhos acabaram aqui… Se você esperava um novo jogo de tiro, com inúmeras fases complicadas e etc., você se enganou.

Pelo que foi mostrado na E3, Metal Gear Solid: Rising não é protagonizado por Solid Snake, agora quem está à frente da história é Raiden. Os gráficos do jogo estão perfeitos, tanto dos personagens, quanto dos cenários. Os detalhes estão milimetricamente calculados, até mesmo nas mortes. E a trilha sonora pareceu estar muito boa também. Mas o jogo perdeu um pouco daquele cenário de guerra; você não mais tem que ficar se escondendo dos soldados até a hora certa de atacar, ou mesmo rastejar-se até o outro lado da base inimiga na busca por um item; agora você parte para o combate mano a mano contra os inimigos.

O jogo que, aparentemente, se passa no futuro, tem como foco o corte, sim, o corte. No vídeo apresentado, Raiden ataca um robô, fazendo múltiplos cortes nele, em seguida, aparece ele em combate, contra vários outros inimigos. Quando ele está prestes a matar o inimigo, o jogo fica todo em câmera lenta e linhas aparecem para que o jogador direcione o corte, e assim, mutile o inimigo em quantos pedaços desejar. O titulo tinha o intuito de ser o primeiro jogo de ação da série, mas está parecendo mais um RPG, onde você tem que derrotar os inimigos (fracos, que morrem com 2 golpes) até chegar ao mestre. Em minha opinião, o jogo tem chances de perder grande parte de seus fãs, pois está totalmente diferente do costume. Resta esperar o lançamento para poder conferir.

Gears of War 3

Com toda a certeza, um dos jogos mais esperados, se não for o mais esperado, dos fãs e usuários do Xbox 360 é Gear of War 3. As principais novidades ficam por conta de um novo modo de jogo, a possibilidade de trocar armas entre os jogadores durante o modo cooperativo e os novos aliens, de diversos estilos, muito mais variados, uma coisa que sempre pecou no jogo, pois nos dois primeiros jogos da série, você tinha ou aliens do tamanho de humanos normais ou gigantescos, ou baratas mutantes que morriam em um golpe. Agora você deve enfrentar aliens de todos os tamanhos, tipos e forças, o que deixa o jogo mais divertido e menos enjoativo. Outra coisa que ficou bastante clara é a possibilidade de se jogar com mais jogadores, ao mesmo tempo no modo cooperativo, possibilitando jogar com toda a turminha até fechar o jogo. Mas o que eu mais gostei, como um grande fã da série, foi o fato de ter colocado mais personagens do lado dos humanos, dessa vez, tem até mesmo mulheres para poder jogar. Mais uma vez o jogo é protagonizado por Marcus, e pelo que pareceu na demonstração, os outros personagens podem ser escolhidos pelos próprios jogadores, nada certo. Coisas que não precisavam ser mudadas, como as armas, foram mantidas, mas pelo cenário mostrado na apresentação, parece que a Epic, não fez cenários tão detalhados quanto nos primeiros jogos. A demonstração mostra um grande tiroteio num lugar que parecia um grande deserto, que contrasta muito, em termos de detalhes no cenário, com grandes cidades destruídas ou uma floresta perto de montanhas, como nos outros títulos.

Fable III

Fable III parece estar incrível, os gráficos ótimos, grande riqueza em detalhes, trilha sonora fantástica. Como a maioria já conhece a saga de Fable, Fable III é a continuação desse RPG. Nele, você é um rei ou uma rainha e constrói seu próprio caráter, podendo ser um rei justo, ou um rei tirano. Para isso, você controla a taxa de impostos e como o dinheiro arrecadado será usado, você também têm que desempenhar o papel de juiz, onde você deve julgar se o acusado é inocente ou culpado. Como até então, eu não era fã da saga, não poderei falar muito, mas me pareceu um jogo muito bom em comparação aos RPGs que estou acostumado a conferir. O game tem lançamento previsto para 26 de outubro desse ano.

Halo: Reach

Com lançamento confirmado para 14 de Setembro, Halo: Reach, não aparenta grandes mudanças em relação aos jogos anteriores, mas os produtores da Bungie prometem um jogo muito mais dinâmico, batalhas maiores e um novo estilo de combate corpo a corpo. A história acontece antes do primeiro jogo e conta a origem dos supersoldados Spartan.


Project Natal, ou melhor, Kinect

Sem duvida nenhuma, o Xbox 360 é um dos melhores videogames da atualidade, com a sua capacidade de gráficos altíssima e seus jogos incríveis. Porém, até então, perdia para o PlayStation 3 e para o Nintendo Wii, no quesito de tecnologia do joystick, pois as duas plataformas detinham a vantagem do sensor de movimento. Mas, aparentemente, a Microsoft conseguiu superar esse quesito, em relação aos outros dois consoles, com o Kinect, antes conhecido como Project Natal. Todos os fã ou usuários do Xbox 360, já devem ter visto vídeos ou lido reportagens sobre ele, mas agora o aparato foi apresentado oficialmente na E3. Para aqueles que viram o vídeo as pessoas se movimentando e o personagem do jogo respondendo aos movimentos delas, acredite é muito mais do que apenas isso.

O Kinect não só reconhece movimentos, mas também, reconhece a voz, os movimentos e  quem está usando o console. Os consoles com o Kinect têm uma interface gráfica totalmente nova, com muito mais recursos, como a opção de integração com redes sociais (Facebook, Twitter e Last FM estão entre elas), além de um aplicativo muito parecido com o Skype, intitulado de VideoChat.

Imagine só, você usando um videogame, onde o joystick é o seu corpo e seu headset é a sua própria voz, sem microfone em volta de seu pescoço… Exatamente, o Kinect, vem com microfones embutidos, onde você interage com o console não só com o corpo, mas também com a voz, usando comandos como, por exemplo, “Xbox, play music!” para ligar as músicas de seu console. O seu Xbox age como um “cachorrinho treinado” que obedece a todos os seus comandos, só faltava sentar e rolar. Nunca antes na historia dos videogames, as pessoas tinham interagindo tanto com o console.

ESPN

Não, eu não sou doido, okay, talvez só um pouco… Vocês devem estar se perguntando: “WTF tem a ver a ESPN com o Xbox e o Kinect?”. Pois venho informar a vocês que a Microsoft, fez parceria com a ESPN. Agora, através do seu Kinect, você pode assistir a programação da ESPN e ainda interagir com o programa, podendo ver o replay de um lance, pausar, pular algo que já viu, e assim por diante. Ou seja, agora seu Xbox, com o Kinect, transformou-se até mesmo em uma TV a cabo, para assistir os seus esportes preferidos interagindo sem colocar a mão em um controle sequer.

Kinectimals

Kinectmals é um jogo onde você interage com animais como, por exemplo, um filhote de tigre (no melhor estilo Nintendogs para Nintendo DS), podendo brincar, fazer carinho e cuidar deles.  É um aplicativo muito interessante e pode ser muito divertido, principalmente aqueles que gostam de animais, mas não podem ter um. Nesse jogo você pode até mesmo treinar o animal, ensinando truques como: sentar, deitar, rolar e fingir de morto. O Kinectmals também interage com a voz do jogador. O game promete cerca de 20 animais e 30 atividades.

Kinect Sports

Kinect Sports é algo bastante parecido com o Wii Sports, da Nintendo. É o mesmo estilo, você controla o personagem que você cria, a diferença é que você interage bem mais usando a mobilidade do seu corpo todo, e não apenas dos braços, para controlar, e ainda conta com alguns jogos diferentes dos já antes vistos no Wii. A Microsoft poderia ter caprichado um pouco mais nessa parte, tanto nos gráficos, quanto na criatividade, pois apesar de toda a sua mobilidade do corpo, você consegue um resultado muito parecido usando o Wii Motion Plus.

Kinect Joy Ride

Joy Ride, já é conhecido dos usuários de Xbox 360. Agora ele está de volta com Kinect Joy Ride um jogo de corrida onde, para jogar, você coloca suas mãos em uma posição como se estivesse segurando um volante e seus pés como se estivesse usando pedais de carro. Lembrando um pouco Mario Kart Wii, com gráficos e jogabilidade caprichados.

Kinect Adventures

Kinect Adventures é um game de esportes mais “radicais”. Mostrou-se muito divertido em um jogo parecido com uma gincana num parque de diversões, onde você anda em vagões de trem e desvia de obstáculos, pegando itens e fazendo pontos. Outra coisa é divertida, é que o jogo tira fotos no meio dos circuitos, através da câmera do Kinect e você pode postá-las em redes sociais, como o Facebook, através da Live.

Your Shape: Fitness Evolved, Dance Central, Star Wars e Forza MotorSport

A Ubisoft desenvolveu um game muito bom, Your Shape: Fitness Evolved, que transforma seu videogame em uma academia, assim como Wii Fit. Através do Kinect, você pode fazer vários exercícios, incluindo exercícios de ioga, alongamento e até mesmo artes marciais, com vários cenários e músicas ambientes, o que deixa o jogo mais próximo da realidade, fazendo o usuário do aplicativo sentir-se em um treinamento de verdade.

A Microsoft, nada boba, e com o intuito de aproveitar ao máximo todos os recursos do Kinect, fez uma surper parceria com a MTV e criou um incrível jogo de dança, Dance Central, onde você é o dançarino e todos os seus movimentos, são copiados por seu personagem. O principal estilo de musica do jogo é o Hip-Hop, com musicas incríveis e grandes sucessos. A melhor parte, é que mesmo que você não seja um grande dançarino, com o jogo você aprende a dançar, pois ele mostra com exatidão os passos que você deve fazer. O jogo me pareceu muito divertido, com gráficos fantásticos, com certeza, será um grande sucesso de vendas.

Foi anunciado, também, o mais novo lançamento da saga de Star Wars. O jogo está bom, os gráficos estão muito parecidos aos de Star Wars: The Clone Wars, a série animada. O vídeo apresentado na E3 mostra um jedi lutando contra vários droids com o sabre de luz e, por fim, uma luta mano a mano (com o sabre de luz, claro) contra Darth Vader. O  game ainda não possui subtítulo, mas tem lançamente previsto para 2011.

O último jogo anunciado para o Kinect foi Forza MotorSport, um conhecido simulador de corrida. Para controlar o carro, o jogador fica na mesma posição de quando está jogando Joy Ride, volante e pedais imaginários. A diferença, é que os gráficos de Forza MotorSport são realistas e estão muito superiores, sem falar na opção de visualizar o veiculo, onde você anda em volta do carro, vendo onde deseja, podendo até mesmo “tocar” no carro para ver detalhes.

O Novo Xbox 360: Aqui, Hoje. Pronto para Amanhã!

A última novidade da Microsoft, divulgada na E3, foi o novo modelo do Xbox 360. Agora o console tem HD de 250Gb, Wi-Fi, é mais silencioso e tem um novo design preto, além de ser mais compacto. Sem contar na compatibilidade, de fábrica, com o Kinect, principal novidade da Microsoft na conferencia. Sortudos, melhor palavra para definir os que estavam presentes, já que todos foram presenteados com a nova versão do console. É mole? Um dia estaremos entre eles, um dia (yn).

Clique nas imagens dos games para visualizá-las em uma melhor resolução e nos links verdes para ter acesso aos vídeos da conferência!

[Obrigado, GameTrailers, IGN e Uol Jogos!]

-por Ulisses Peralta

Deixe um comentário